Pesquisar este blog

domingo, 3 de abril de 2016

O que é uma SUPERNOVA

Supernova fotografada pelo Telescópio Hubble, da NASA
Uma Supernova é, basicamente, o colapso de uma estrela de grande massa, é uma explosão colossal e magnifica, talvez seja uma das coisas mais lindas de se ver no Universo.

Como nós, as estrelas nascem, vivem e perecem, e não há final mais lindo para uma estrela do que uma Supernova. Vou tentar resumir e explicar com uma linguagem simples. Lembrando que essa é minha visão com base nas pesquisas que faço, se a sua for diferente, comente e vamos discutir, num bom sentido, esse tema.

Todos sabemos que as estrelas brilham, diferentemente dos planetas que só refletem sua luz, porém o brilho de uma estrela jovem ou de meia idade nem se compara ao brilho de uma Supernova, se tivéssemos uma estrela morrendo na via láctea, e essa estrela se tornasse uma supernova, sim, porque nem toda estrela se torna uma Supernova, tudo depende de sua massa, seu brilho seria mais forte do que todas as outras estrelas da galaxia juntas. Pegue todas as estrelas da Via Láctea, são mais de 200 bilhões de estrelas, o brilho de uma supernova seria superior.

As estrelas são compostas, dentre outros elementos, de hélio e hidrogênio, esses elementos são consumidos em fusões nucleares no núcleo da estrela durante sua vida, é seu combustível, uma estrela é uma grande fornalha nuclear, tudo o que você vê em uma estrela é resultado dessas fusões, e quando o Hélio está se esgotando, a estrela começa a transformá-lo em carbono, que por sua vez, através da fusão nuclear, em estrelas de grande massa, isto é, aquelas que vão se tornar uma Supernova, esses elementos se tornam enxofre e ferro. Uma estrela com a massa do nosso sol, por exemplo, não é capaz de chegar a esse estágio, por isso terá uma morte diferente, ela crescera e engolira diversos planetas, incluindo a terra, mas esse é um assunto pra outro momento.

Representação Artística de uma Estrela de Neutrôns
Quando o núcleo de uma estrela é fundido em ferro há um colapso, sua gravidade começa a cair sobre si mesmo e uma explosão acontece, seu núcleo é mandado para o espaço em uma explosão violenta

O que sobra dessa explosão é um pulsar, uma estrela de nêutrons muito pequena e densa, um balde cheio de sua matéria pesaria tanto quanto o Everest, seu campo gravitacional pode ser até 1 bilhão de vezes mais forte que o da terra. Hoje, o que podemos ver são resquícios de Supernovas, sejam nuvens de gases ou os próprios pulsares, eles levam esse nome, pois pulsam perfeitamente, e quando foram descobertos os astrônomos pensaram que era uma especie de farol intergalático para guiar naves. 

Supernovas são raras, pois a vida de uma estrela se resume a bilhões de anos, e nós mal vivemos um século, por isso, é difícil presenciar esse evento exclusivo e fantástico. Só nos resta olhar para o passado, lá podemos ver o quão magnifico é o Universo, e fica o lembrete de que nada é para sempre, uma Supernova foi uma estrela grande e brilhante que pereceu. Nós somos muito pequenos em relação a tudo isso, mas somos curiosos e temos explorado bravamente o Universo, e é só o inicio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, lembre-se de ser educado e não usar palavras ofensivas.